Foto: O Bandido da Luz Vermelha - Rogério Sganzerla - 1968

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gritos e Sussurros - Ingmar Bergman - 1972

"A primeira cena surgia em minha mente o tempo todo: um quarto com papel de parede vermelho e mulheres vestidas de branco. Acontece que certas imagens voltam teimosamente a meu cérebro sem que eu perceba a intenção delas. Depois desaparecem, para voltarem mais uma vez idênticas às anteriores.

Quatro mulheres vestidas de branco, num quarto com paredes de cor vermelha. Movem-se, falam umas com as outras a meia voz, comportando-se contudo com uma reserva extrema. Nessa altura eu andava ocupado com outro trabalho, mas, dado que essas imagens me surgiam com tanta obstinação, percebi que queriam alguma coisa de mim.

No início do roteiro de Gritos e sussurros, que foi publicado, anoto o seguinte:

A cena aqui descrita perseguiu-me um ano inteiro. No princípio não sabia evidentemente como se chamariam as mulheres, nem por que se moviam numa luz difusa, de madrugada, num quarto de paredes vermelhas. Repetidas vezes eu rechaçara esta visão, recusando-me a usá-las como ponto de partida para um filme ou para o que quer que fosse. Mas ela foi teimosa e, contra minha vontade, identifiquei-a: ...".

Ingmar Bergman - Imagens


domingo, 19 de julho de 2009

Soy Cuba - Mikhail Kalatozov - 1964

Devido ao grande sucesso, outra seqüência inacreditável. Impossível desviar os olhos.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

terça-feira, 14 de julho de 2009

segunda-feira, 13 de julho de 2009

domingo, 12 de julho de 2009

Trainspotting- Danny Boyle - 1996

Música enfática. Montagem paralela. Ângulos inventivos. Direção de arte impecável. O vídeo clipe arromba as portas do cinema.



sábado, 11 de julho de 2009

O Cangaceiro Trapalhão - Daniel Filho - 1983

Como foi bom ser criança nos anos 80.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Soy Cuba - Mikhail Kalatozov - 1964

Uma das inúmeras seqüências inecreditáveis do filme.
De tirar o fôlego!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Zazie no Metrô - Louis Malle - 1960

dondekevemtantofedô
zatamente
olhassó essaqui
kekefoikevocediss

Travessuras com a linguagem.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Cidadão Kane - Orson Welles - 1941

"'- Não se pode explicar a vida de um homem por uma palavra', diz Thompson, o repórter encarregado de vasculhar a vida de Kane e descobrir o significado de "Rosebud", pronunciada no leito de morte".
Rogério Sganzerla - O Legado de Kane

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Um Cão Andaluz - Luis Buñuel & Salvador Dalí - 1929

"Vivemos, ainda, sob o reinado da Lógica: este é, naturalmente, o ponto aonde eu queria chegar. Mas, hoje em dia, os métodos da Lógica só servem para resolver problemas de interesse secundário. O racionalismo absoluto, ainda em moda, não nos permite considerar senão fatos estreitamente relacionados com a nossa experiência. Por outro lado, os fins lógicos nos escapam. A própria experiência, escusa acrescentar, passou a ter limites estabelecidos. Ela se move para lá e para cá dentro de uma jaula, de onde é cada vez mais difícil fazê-la sair. Também ela se funda na utilidade imediata e é guardada pelo senso comum. Socolor de civilização, a pretexto de progresso, chegou-se a banir do espírito tudo que, com razão ou sem ela, pode ser tachado de superstição ou de quimera; a proscrever qualquer modo de busca da verdade que não se conforme ao uso geral. Foi, ao que parece, por obra do maior acaso que recentemente se expôs à luz uma parte do universo mental - de longe a mais importante, segundo entendo - pela qual já afetávamos desinteresse. Cumpre sermos gratos às descobertas de Freud. Baseada nelas delineia-se, enfim, uma corrente de opinião graças à qual o explorador humano poderá ir mais longe em suas investigações, uma vez que estará autorizado a não levar em conta tão-somente as realidades sumárias. É possível que a imaginação esteja prestes a recobrar seus direitos".
André Breton - Manifesto Surrealista

OBS: As vinhetas sensuais não fazem parte do filme.

Parte 1:



Parte 2:

domingo, 5 de julho de 2009

sábado, 4 de julho de 2009

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Pântano - Lucrecia Martel - 2001

Em um debate promovido pela mostra Cinema que Pensa, a cineasta Lucrecia Martel disse que a sua narrativa é fortemente influenciada pelo clima da província de Salta, sua cidade natal, onde a possibilidade de chuva é iminente, está sempre por vir.

A plasticidade dos enquadramentos, a riqueza de detalhes do som e a sensação de algo que está sempre por vir fazem da narrativa de Lucrecia Martel uma das mais interessantes dos últimos anos.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Iluminado - Stanley Kubrick - 1980

Uso expetacular do steadicam.



Devia ter uns doze anos quando aluguei este filme pela primeira vez. Tive que alugar umas outras tantas até conseguir passar dessa seqüência. Sinistra.


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Europa - Lars Von Trier - 1991

"Agora você vai ouvir a minha voz... minha voz vai ajuda-lo a entrar cada vez mais na Europa... a cada vez que ouvir a minha voz, a cada palavra e a cada número, você ficará com a mente aberta e mais relaxado... agora contarei de um a dez... quando eu disser dez você estará na Europa... eu digo... um... e ao se concentrar totalmente na minha voz, você vai lentamente relaxando... dois... suas mãos e seus dedos estão mais quentes e mais pesados... três... o calor se espalha pelos seus braços, chega aos ombros e ao pescoço... quatro... seus pés e suas pernas estão mais pesados... cinco... o calor se espalha por todo seu corpo... quando disser seis, quero que entre mais... eu digo seis... e todo seu corpo está relaxado e começa a afundar lentamente... sete... você vai mais fundo, mais e mais fundo... oito... a cada respiração você vai mais fundo... nove... você está flutuando... quando eu disser dez você estará na Europa... esteja lá quando eu disser dez... eu digo dez...".
Voz off sobre as primeiras imagens do filme.