Foto: O Bandido da Luz Vermelha - Rogério Sganzerla - 1968

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gritos e Sussurros - Ingmar Bergman - 1972

"A primeira cena surgia em minha mente o tempo todo: um quarto com papel de parede vermelho e mulheres vestidas de branco. Acontece que certas imagens voltam teimosamente a meu cérebro sem que eu perceba a intenção delas. Depois desaparecem, para voltarem mais uma vez idênticas às anteriores.

Quatro mulheres vestidas de branco, num quarto com paredes de cor vermelha. Movem-se, falam umas com as outras a meia voz, comportando-se contudo com uma reserva extrema. Nessa altura eu andava ocupado com outro trabalho, mas, dado que essas imagens me surgiam com tanta obstinação, percebi que queriam alguma coisa de mim.

No início do roteiro de Gritos e sussurros, que foi publicado, anoto o seguinte:

A cena aqui descrita perseguiu-me um ano inteiro. No princípio não sabia evidentemente como se chamariam as mulheres, nem por que se moviam numa luz difusa, de madrugada, num quarto de paredes vermelhas. Repetidas vezes eu rechaçara esta visão, recusando-me a usá-las como ponto de partida para um filme ou para o que quer que fosse. Mas ela foi teimosa e, contra minha vontade, identifiquei-a: ...".

Ingmar Bergman - Imagens


2 comentários:

  1. "O mais difícil é não me concentrar. Não pensar em nada. Ficar no silêncio e na escuridão, pois é do silêncio que emergem as vozes."
    M. Antonioni

    ResponderExcluir
  2. Assim como em "Morangos Silvestres", a figura do relógio aparece (de formas diferentes, claro) como instituição da ação irrefreável do tempo. Este deve ser um tema muito caro a Bergman.

    ResponderExcluir