Foto: O Bandido da Luz Vermelha - Rogério Sganzerla - 1968

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Europa - Lars Von Trier - 1991

"Agora você vai ouvir a minha voz... minha voz vai ajuda-lo a entrar cada vez mais na Europa... a cada vez que ouvir a minha voz, a cada palavra e a cada número, você ficará com a mente aberta e mais relaxado... agora contarei de um a dez... quando eu disser dez você estará na Europa... eu digo... um... e ao se concentrar totalmente na minha voz, você vai lentamente relaxando... dois... suas mãos e seus dedos estão mais quentes e mais pesados... três... o calor se espalha pelos seus braços, chega aos ombros e ao pescoço... quatro... seus pés e suas pernas estão mais pesados... cinco... o calor se espalha por todo seu corpo... quando disser seis, quero que entre mais... eu digo seis... e todo seu corpo está relaxado e começa a afundar lentamente... sete... você vai mais fundo, mais e mais fundo... oito... a cada respiração você vai mais fundo... nove... você está flutuando... quando eu disser dez você estará na Europa... esteja lá quando eu disser dez... eu digo dez...".
Voz off sobre as primeiras imagens do filme.

3 comentários:

  1. Eu gosto disso, a hipnose com os trilhos nesse movimento repetitivo. Vc percebe que qd a idéia é boa, não precisa de nenhum rebuscamento, de nada mirabolante pra passa-la adiante. Gosto muito disso.

    Tou adorando o blog, Raul. Na sala sempre fiquei com essa impressão, que você tinha tanto conhecimento pra passar, tanta coisa pra mostrar, que o tempo ficava curto demais. Agora com o blog deu aquela complementada necessária, aquela coisa que vc tava falando ontem, de treinar o olhar. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Tô me divertindo muito tendo que puxar pela memória essas cenas.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a cena. Gosto de filmes em que o narrador se volta para o espectador e o orienta na forma como este deve entrar e perceber a "cena" que será apresentada. Com as devidas diferenças ente a 7° arte e a literatura, Machado já fazia coisa parecida ao dialogar com o leitor a forma como deveria ler sua obra. Mostrando seu caráter ficcional, ressaltando sua "aversão" ao Romantismo e se distanciando do Realismo a que erradamente é classificado.

    ResponderExcluir