"A seqüência final de sete minutos demorou 11 dias para ensaiar e filmar. A câmera é estabilizada por giroscópios para reduzir a oscilação e é deslocada através de um carril suspenso no teto. Quando vemos Locke deitar-se na cama é como se a câmera passasse a ser a sua essência a sair do corpo pela janela".
"Uma vez atravessada a grade da janela, a câmera é colocada no gancho de uma grua por homens posicionados por cima da janela, e um operador agachado por baixo da janela assume o controle. Os diferentes graus de luz do interior para o exterior exigiam que a filmagem fosse realizada entre as 3.30 e as 5.00 da tarde de cada dia, quando a luz exterior não era tão intensa".
"A grua de 30 metros de altura eleva a câmera sobre a piazza onde podemos ver todos os acontecimentos coreografados por Antonioni: a aula de condução; a chegada dos assassinos e a sua abordagem à rapariga; e por fim a chegada da polícia com Rachel Locke. Ao seguir estes acontecimentos, a câmera faz um círculo completo de volta até ao quarto de Locke. Esta parte da seqüência levou muito tempo a ser realizada devido aos fortes ventos que desequilibravam persistentemente a câmera e a faziam oscilar e rodar".
Informações retiradas de"Michelangelo Antonioni, a filmografia completa".
"Uma vez atravessada a grade da janela, a câmera é colocada no gancho de uma grua por homens posicionados por cima da janela, e um operador agachado por baixo da janela assume o controle. Os diferentes graus de luz do interior para o exterior exigiam que a filmagem fosse realizada entre as 3.30 e as 5.00 da tarde de cada dia, quando a luz exterior não era tão intensa".
"A grua de 30 metros de altura eleva a câmera sobre a piazza onde podemos ver todos os acontecimentos coreografados por Antonioni: a aula de condução; a chegada dos assassinos e a sua abordagem à rapariga; e por fim a chegada da polícia com Rachel Locke. Ao seguir estes acontecimentos, a câmera faz um círculo completo de volta até ao quarto de Locke. Esta parte da seqüência levou muito tempo a ser realizada devido aos fortes ventos que desequilibravam persistentemente a câmera e a faziam oscilar e rodar".
Informações retiradas de"Michelangelo Antonioni, a filmografia completa".
Até Caetano Veloso ficou embasbacado com essa sequência. Ele disse que ficou se perguntando durante dias: "Como ele fez aquilo!". Elementar meu caro Caê, mágica!
ResponderExcluirNo momento atual só penso em perguntar Como ele imaginou aquilo? haahahhaha a resposta deve ser a mesma...
ResponderExcluirmuito bem bolado...parece que a grade cresce a medida que a camera se aproxima até abrir totalmente e faz o oposto com o afastar da camera...parece uma grade sanfonada
ResponderExcluirlembrei desta aula
ResponderExcluir